• (31) 3839-3600
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Extensão

Extensão é o processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre a comunidade acadêmica e outros setores da sociedade, mediado por alunos de graduação orientados por um ou mais professores. A Extensão é exigência constitucional para a formação superior no Brasil, uma vez que encontra guarida no princípio constitucional da indissociabilidade com o Ensino e a Pesquisa, estabelecido no art. 207 da Constituição Federal de 1988.

As ações desenvolvidas na extensão são aquelas que envolvem o público externo à FUNCESI, com a participação de seus alunos, docentes e técnico-administrativos. A extensão tem como propósito difundir os conhecimentos produzidos nas faculdades FACCI e FACHI, atentando-se às demandas e necessidades sociais das comunidades de alcance da FUNCESI. As atividades são desenvolvidas de modo interdisciplinar e/ou transdisciplinar, orientando o compromisso social da comunidade acadêmica.
A extensão pode ser realizada em diversas modalidades, tais como:

 
Projetos de Extensão
isto é, o conjunto de ações processuais contínuas, de caráter   educativo, social, cultural ou tecnológico, com objetivo específico e prazo determinado.
Programa de Extensão
é o conjunto articulado de projetos e outras ações de extensão, de caráter multidisciplinar e integrado a atividades de pesquisa e de ensino.
em caráter orgânico-institucional, integração no território e/ou grupos populacionais, clareza de diretrizes e orientação para um objetivo comum, sendo executado a médio e longo prazo por alunos orientados por um ou mais professores da instituição
Cursos e eventos de Extensão
são as atividades pedagógicas que observem o conceito e os objetivos da Extensão, atentando-se, sempre, à demanda da comunidade. Tais atividades podem ser desenvolvidas dentro ou fora da instituição, possibilitando, independente do espaço em que é realizada, a integração da comunidade acadêmica com o público externo.
Atividades Culturais e Artísticas
são exposições, mostras, salões, concertos, espetáculos, recitais, shows e similares, permitindo, sempre, a interação da comunidade acadêmica com a sociedade.
O desenvolvimento de atividades de Extensão é indispensável na formação do aluno, na qualificação do professor e no intercâmbio com a sociedade proporcionando uma dinâmica entre os saberes, oportunizando uma relação dialógica entre e a comunidade. Ciente de tal compromisso, a FUNCESI fomenta e financia as atividades de extensão.
O Centro de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão (CEPPE) é responsável pelos programas e atividades que fomentam a Extensão na instituição.
Atualmente, o coordenador do CEPPE é o Prof. Dr. Diogo Luna Moureira.

Programas


Explorando o corpo Humano

O maravilhoso mundo microscópico

Trilha Interpretativa no Campus da Funcesi

Geobiologia: a vida interage com a terra

Oficinas de Língua Portuguesa

Projetos


Inclusão digital, profissional e acadêmica para a comunidade de Itabira

Escola ConsCiência

Lixo eletrônico: gestão sustentável, responsabilidade social e ambiental

Saúde na Escola

Editais e Formulários de Proext

Espaço reservado para a publicação de Editais Proext e formulários CEPPE

Clique aqui e acesse

Funcionamento

O horário de funcionamento da secretaria do Ceppe.
SEGUNDA - SEXTA
08:00 - 12:00
13:00 - 18:00

Informações/Visitas


Contato para mais informações e Agendamento de Visitas:
CEPPE - e-mail: ceppe@funcesi.br ou pelos telefones 3839-3654/ 3839-3667

CEPPE