• (31) 3839-3600
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

O Curso Administração


Reconhecimento renovado pela Portaria ministerial nº 919, de 17 de março de 2005.
Regime: Semestral
Modalidade: Bacharelado
Turno: Noturno
Nº de vagas: 140: (1º Semestre - 100) e (2º Semestre - 40)
Duração: 4 anos (08 períodos)
Critérios de Avaliação: 100 pontos distribuídos por semestre, sendo necessária a obtenção de, no mínimo, 60 pontos para aprovação.

 

O Curso de Administração da Funcesi forma profissionais capazes de gerenciar adequadamente recursos, processos e pessoas, por meio de ações de planejamento, organização, direção e controle em busca de eficiência, eficácia e efetividade organizacionais.
O administrador é o profissional responsável pela articulação de elementos organizacionais internos e externos, mediante criação, manutenção e desenvolvimento de estruturas que possibilitem, por meio do gerenciamento estratégico, o progresso da organização. Para formar profissionais que adotem uma visão sistêmica das mais diversas áreas da Administração e desenvolver um espírito de aprendizado contínuo, o curso tem como premissas:
- conciliar formação humanística com atuação empresarial e empreendedora, buscando favorecer a internalização de valores de responsabilidade social, justiça e ética.
- procurar a maior aproximação possível com o mundo dos negócios, proporcionando condições de crescimento ao profissional, ressaltando a importância da criação de condições favoráveis de trabalho e de sintonia com as principais tendências empresariais;
- investir na formação crítica do profissional, estimulando-o a pensar e refletir continuamente sobre o seu contexto de atuação, renovando suas competências, estimulando o trabalho em equipe, a autonomia e a inovação por meio de atividades de pesquisa;
- formar um profissional que tenha capacidade de comunicar-se de forma eficaz nos ambientes intra e inter-organizacionais, enriquecendo o processo de tomada de decisões com informações relevantes e atuais, analisadas adequadamente.
A Funcesi, por meio de sua Empresa Júnior (Consulfacci), procura complementar a formação do profissional de Administração, estimulando seu espírito empreendedor, à medida que oferece oportunidades de aplicação dos conceitos aprendidos, prestando serviços de consultoria às empresas de Itabira e região.
A integração entre os ambientes acadêmico e organizacional possibilita aos alunos maior capacitação, tanto em relação aos desafios, quanto à percepção da realidade profissional. Assim, tais profissionais estarão aptos a lidar com situações de crise e de expansão ocorridas no contexto organizacional, por meio do exercício prático realizado.

 

Mercado de trabalho:
O profissional de Administração pode atuar nas mais diversas áreas do conhecimento, uma vez que os processos de gestão fazem parte de qualquer organização. Sua atuação profissional pode se dar na gestão de organizações públicas, privadas e do terceiro setor, bem como na gerência de seu próprio negócio, abrangendo quaisquer segmentos da área da Administração, em atividades de planejamento, organização, direção, controle, assessoria e consultoria.

 

Formação Complementar:
A FUNCESI, por meio de sua Empresa Júnior CONSULFACCI, procura complementar a formação do profissional de Administração, estimulando seu espírito empreendedor à medida que oferece oportunidades de aplicação dos conceitos aprendidos, prestando serviços de consultoria às empresas de Itabira e região.
A integração entre os ambientes acadêmico e organizacional possibilita aos alunos maior capacitação tanto em relação aos desafios quanto à percepção da realidade profissional. Possibilita também a atuação como agentes de mudança, já que desenvolve uma perspectiva estratégica sobre as distintas dimensões das organizações. Assim, estarão aptos a lidar com situações de crise e de expansão ocorridas no contexto organizacional, por meio do exercício prático realizado.
Os alunos do curso de Administração da FACCI contam ainda com o Estágio Supervisionado em Administração, disciplina obrigatória na formação profissional, que trabalha com a perspectiva de inserção no mercado de trabalho associada ao desenvolvimento de competências técnico-analíticas na condução da atividade. A FUNCESI conta com uma Coordenação de Estágio Supervisionado especializada em dar suporte metodológico para a execução desse projeto.

 

ATIVIDADES EXTRACURRICULARES:

ESTÁGIOS:
A FUNCESI recebe anualmente centenas de ofertas de vagas de estágio para aperfeiçoamento profissional nas organizações de Itabira e região. A maior parte das oportunidades existentes é na área de Administração e tais experiências são possibilidades de profissionalização à medida que propiciam um encontro das necessidades empresariais com a necessidade de aprendizado empírico dos futuros administradores.

 

VISITAS TÉCNICAS:
As Visitas Técnicas garantem aos alunos a possibilidade de junção da teoria com as realidades empresariais específicas. Sempre acompanhados por professores e técnicos das organizações visitadas, os conceitos são trabalhados associados à realidade organizacional.

 

CURSOS, CONGRESSOS E SEMINÁRIOS:
Além de estimular o intercâmbio de informações, aprendizados e experiências com estudantes e profissionais de outras cidades e regiões, a FUNCESI também realiza dois eventos anuais que gradativamente se firmam na região. O primeiro acontece no mês de setembro, o Curso de Administração promove seu evento máximo na área de Administração: O Seminário em Comemoração ao dia do Administrador, nessa ocasião administradores, alunos da FACCI e outros profissionais ligados ao meio empresarial discutem de forma ampla as perspectivas gerenciais por meio de palestras, mesas redondas e mini-cursos ministrados por profissionais com experiência de mercado. Outro evento, que ocorre no mês de outubro é o Seminário de Empreendedorismo e Tecnologias. Na ocasião, importantes palestrantes e conferencistas da área ministram palestras e minicursos para os alunos, propiciando contato dos alunos com novas e interessantes tecnologias, criação e o desenvolvimento de novos negócios, a consciência e a prática empreendedora.