• (31) 3839-3600
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

O Curso Engenharia Ambiental


Reconhecido pela Portaria Ministerial nº 45, de 22/05/2012.
Regime: Semestral
Modalidade: Bacharelado
Turno: Noturno
Nº de vagas: 100 vagas anuais
Duração: 10 semestres
Critérios de Avaliação: 100 pontos distribuídos por semestre, sendo necessária a obtenção de, no mínimo, 60 pontos para aprovação.

 

Apresentação:
O Curso de Engenharia Ambiental da Funcesi surgiu da necessidade de discutir as questões ambientais, especificamente, nesta região de Minas Gerais, que tem se destacado na economia através de atividades industriais, mineradoras, agrícolas e possui reconhecidas áreas de preservação ambiental.
O Engenheiro Ambiental será capaz de compreender os problemas ambientais e estará qualificado para trabalhar na caracterização, conservação, prevenção e recuperação do meio ambiente, atuando de forma a maximizar a utilização dos recursos disponíveis. Será movido pela atitude do aprender, associada à capacidade de analisar, criticar e formular soluções criativas, com espaço para investigação e proposição de estratégias inovadoras, adequando meios teóricos e técnicos do conhecimento em diversas áreas de atuação.

 

Mercado de trabalho:
O Engenheiro Ambiental pode desenvolver várias atividades, tais como:
- Projetar, conduzir experimentos e interpretar resultados, podendo ainda atuar na área de ensino;
- Exercer a profissão em todos os níveis de atenção ao meio ambiente, integrando-se em programas de promoção, manutenção, prevenção, proteção e recuperação da qualidade ambiental;
- Planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços;
- Avaliar o impacto das atividades de engenharia no contexto social e ambiental;
- Realizar trabalhos como autônomo ou assalariado;
- Executar atividades em órgãos de regulamentação e fiscalização do exercício profissional e de aprovação, licenciamento, registro e controle de atividades potencialmente poluidoras.