• (31) 3839-3600
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

O Curso Engenharia de Produção

Reconhecido pela Portaria Ministerial nº 599, de 17/03/2011.
Regime: Semestral
Modalidade: Bacharelado
Turno: Noturno
Nº de vagas: 130 (1º Semestre - 90) e (2º Semestre - 40)
Duração: 10 semestres
Critérios de Avaliação: 100 pontos distribuídos por semestre, sendo necessária a obtenção de, no mínimo, 60 pontos para aprovação.

 

Apresentação:
O curso de Engenharia de Produção da Funcesi tem como objetivo formar profissionais aptos a lidar com o projeto, a instalação, o controle e a melhoria de sistemas integrados de recursos humanos, equipamentos e materiais. São utilizados conhecimentos especializados de Matemática, Física e Ciências Sociais, aliados aos métodos de Engenharia de Projeto e Análise, para especificar, prever, alocar recursos e avaliar os resultados obtidos em tais sistemas.
Devido ao perfil multidisciplinar, os Engenheiros de Produção auxiliam a empresa na tomada de decisões importantes, que envolvem o sistema como um todo. Além de assegurar a operação e utilização otimizada dos equipamentos, os Engenheiros de Produção têm a responsabilidade de adaptar a fábrica e capacitar seus empregados para atuarem em um ambiente tecnológico.

 

Mercado de trabalho:
No processo produtivo, o Engenheiro de Produção tem como áreas de atuação: gestão da produção, gestão da qualidade, gestão ambiental, projeto de produtos e serviços, finanças, organização do trabalho, segurança do trabalho, gerência da manutenção, gestão de materiais, logística e distribuição, gestão de compras, dentre outras.
O campo da Engenharia de Produção não se limita a ambientes industriais, pois suas técnicas também podem ser aplicadas em empresas prestadoras de serviços, tais como bancos, hospitais, sistemas de transporte, etc. Assim, observa-se uma ampliação no campo de atuação desses profissionais. O Engenheiro de Produção pode também atuar na área acadêmica, lecionando em Universidades, ou se tornar autônomo, montando seu próprio negócio.