• (31) 3839-3600
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

O Curso Farmácia

Autorizado pela Portaria Ministerial número 27, de 9/01/2004.
Regime: Semestral
Modalidade: Bacharelado
Turnos: Noturno
Número de Vagas: 100 vagas anuais
Duração: 05 anos
Critérios de Avaliação: 100 pontos distribuídos por semestre, sendo necessária a obtenção de, no mínimo, 60 pontos para aprovação.

 

Apresentação:
O farmacêutico não é mais só aquele profissional que manipula e dispensa medicamentos ou que gerencia farmácias comerciais, públicas e hospitalares.
O farmacêutico hoje resgata sua verdadeira vocação que é ser o profissional responsável pelo estabelecimento da saúde. Trabalha na produção e controle de qualidade de medicamentos, cosméticos, alimentos e água; desenvolve e executa análises clínicas e toxicológicas; manipula medicamentos alopáticos, homeopáticos e fitoterápicos; trabalha na radiofarmácia, farmácia clínica, pesquisa básica ou aplicada, assistência e atenção farmacêutica.

 

Mercado de Trabalho:
A mais antiga atividade humana no campo da saúde, a profissão farmacêutica, apresenta-se hoje como uma das profissões de maior crescimento da história. O mercado de trabalho de um farmacêutico é muito amplo. As principais áreas de competência são: saúde pública; assistência e atenção farmacêutica; responsabilidade técnica de farmácias alopáticas, homeopáticas e magistrais; coordenação, responsabilidade técnica, pesquisa e desenvolvimento em laboratórios de análises clínicas, indústrias de medicamentos e produtos para a saúde, indústrias de cosméticos e de alimentos; consultorias, auditorias, assessorias, ensino e pesquisa na área das ciências farmacêuticas ou áreas afins.

O farmacêutico trabalha em: Farmácias Alopáticas, Magistrais e Homeopáticas, Farmácia Hospitalar, Farmácia Pública; Indústrias de Medicamentos, de Cosméticos, de Alimentos, Domissanitários e Produtos para a Saúde; Laboratórios de Análises Clínicas e Toxicológicas; Instituições de Saúde Pública: ambulatórios, laboratórios e bancos de sangue; Instituições de Ensino e Pesquisa; Órgãos Públicos: Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Vigilância Sanitária Estadual, Municipal e Secretarias Municipais de Saúde, com atuação na atenção básica e em programas como o Programa de Saúde da Família (PSF) e outros ligados a doenças como diabetes, AIDS e hipertensão, exercendo atividades em Assistência e Atenção Farmacêutica.

 

FORMAÇÃO COMPLEMENTAR E ESTÁGIOS:
As atividades complementares serão incrementadas durante todo o Curso. São elas:
- Monitorias e Estágios;
- Programas de Iniciação Científica;
- Programas de Extensão;
- Estudos e Trabalhos Complementares;
A formação do farmacêutico deve garantir o desenvolvimento de estágios curriculares como disciplinas obrigatórias, sob supervisão docente. A carga horária mínima do estágio curricular supervisionado deverá atingir 20% da carga horária total do Curso, somando 960 horas distribuídas nos três últimos períodos (grade curricular de 2008).

 

ALGUMAS DAS ATIVIDADES EXTRACURRICULARES DESENVOLVIDAS:
- Visitas a diversas instituições: FUNED, FIOCRUZ, Farmácias Distritais e Distritos Sanitários, Instituto de Patologia Clínica Hermes Pardini, Faculdade de Farmácia da UFMG, Departamento de Química da UFMG, etc;
- Estágios não remunerados na In vitro Diagnóstica S.A.
- Semana Científica de Saúde: palestras, mesas redondas e oficinas - evento anual;
- Acompanhamento dos profissionais da área de saúde em programas de extensão junto à comunidade de Itabira.