• (31) 3839-3600
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

O Curso Sistemas de Informação

Reconhecimento renovado pela Portaria ministerial número 653, de 02/06/2010
Regime: Semestral
Modalidade: Bacharelado
Turno: Noturno
Número de Vagas: 100 vagas anuais.
Duração: 04 anos
Critérios de Avaliação: 100 pontos distribuídos por semestre, sendo necessária a obtenção de, no mínimo, 60 pontos para aprovação.

 

Apresentação:
Área dinâmica e em constante evolução, a computação demanda profissionais formados por um curso dinâmico, ágil e sempre atualizado. Por isso o curso de Sistemas de Informação da Funcesi possui uma estrutura curricular bastante flexível, com um núcleo central que visa prover o aluno de uma base sólida em computação, permitindo que ele seja capaz de atuar nas inúmeras áreas do conhecimento que se utilizam das tecnologias de informação.
O núcleo central está fortemente ancorado nas metodologias de Programação, Engenharia de Software, Redes de Computadores e Banco de Dados, que preparam o aluno para abordar a produção de Software com qualidade, uma das maiores demandas da atualidade, em nível mundial.
Associado a esse núcleo, há um conjunto de disciplinas que irão complementar a formação do aluno. O curso abrange disciplinas específicas, cujo conteúdo deverá ser revisto constantemente, visando permitir ao aluno o acesso a um currículo em constante atualização, além dos conteúdos de formação complementar, que cobrem noções fundamentais sobre o trabalho nas organizações e as relações entre o profissional e a sociedade.

 

Mercado de trabalho:
O Bacharel em Sistemas de Informação terá capacidade de analisar problemas, projetar e implementar soluções que envolvam sistemas computacionais. Estará apto a exercer as seguintes atividades: analisar, projetar, construir e dar manutenção em Softwares complexos para domínios de problemas genéricos ou específicos (sistemas de informação para os diversos tipos de empresa); adquirir, distribuir e gerenciar recursos e serviços ligados à computação; investigar novas modalidades de uso da computação; utilizar as diversas ferramentas disponíveis para as diferentes disciplinas da computação; atuar na capacitação de pessoas em termos de utilização de soluções na área de computação.
De modo geral, este profissional poderá atuar como projetista de Software, consultor de tecnologia ou gerente de área de empresa de base tecnológica de informações. Estará capacitado para efetuar a aquisição, distribuição e gerência de recursos e serviços ligados à tecnologia da informação e ao desenvolvimento e evolução de infra-estrutura e sistemas para uso nos processos organizacionais.


Atividades Extracurriculares:
O curso promove no primeiro semestre o Seminário de Tecnologias, na ocasião, importantes palestrantes e conferencistas da área de informática ministram palestras e minicursos para os alunos, propiciando contato dos alunos com novas e interessantes tecnologias. No segundo semestre, promove o Seminário de Empreendedorismo, os objetivos deste seminário são a criação e o desenvolvimento de novos negócios, a consciência e a prática empreendedora.
Além disto, o curso promove visitas técnicas em empresas da área de computação e incentiva participação em eventos de computação: palestras, congressos, seminários, simpósios, workshops, etc.