• (31) 3839-3600
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

O Curso Logística

 

Portaria de autorização/reconhecimento/renovação do reconhecimento: Portaria 1098, de 23 de Dezembro de 2015.
Regime:
Semestral
Modalidade:
Graduação Tecnológica
Turno:
Noturno
Critérios de Avaliação:
100 pontos distribuídos por semestre, sendo necessário a obtenção de, no mínimo, 60 pontos para aprovação.
Duração:
2 anos e meio (cinco semestres)
Vagas:
60 vagas

Apresentação

Logística, segundo definição do Council of Logistics Management, é "o processo de planejar, implementar e controlar eficientemente, ao custo correto, o fluxo e armazenagem de matérias-primas, estoque durante a produção e produtos acabados, e as informações relativas a estas atividades, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, visando atender aos requisitos do cliente."

O curso formará profissionais aptos a: planejar e coordenar a movimentação física e de informações relativas às operações de transporte, armazenamento e embalagem de materiais; gerenciar redes de distribuição e unidades logísticas, definindo processos de estoques, sistemas de abastecimento; programação e monitoramento do processo de compras, identificando fornecedores, negociando e estabelecendo padrões de recebimento de mercadorias; proporcionar às organizações um fluxo de matérias-primas e produtos otimizado e de qualidade, por meio da gestão eficaz do armazenamento, manuseio e transporte de mercadorias; utilizar os instrumentos de planejamento estratégico e logístico; avaliar estrategicamente investimentos e parcerias com fornecedores e clientes; compreender e utilizar ferramentas de marketing e de gestão de pessoas.

O curso oferece certificação por módulos, sendo: Módulo 1 – Gestão e Logística (1º. e 2º. períodos); Módulo 2 – Operações Logísticas (3º. e 4º. períodos); Módulo 3 – Logística Empresarial e Empreendedorismo (5º. período). Ao concluir os três módulos o aluno recebe o diploma de ´Tecnólogo em Logística, de nível superior.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho está em ascensão, principalmente, em organizações que trabalham com vendas, transporte, armazenagem e distribuição de mercadorias, buscando pessoas capacitadas a atuar com a logística, impulsionado principalmente pelas condições econômicas do Brasil que necessita de investimentos em infraestrutura que demandam profissionais desta área.

Dentre as funções exercidas pelos profissionais de Logística, estão: Gerente de logística; Gerente de cadeia de suprimento; Gerente de operações; Supervisor de operações; Supervisor de cadeia de suprimentos; Analista de resultados das operações logísticas; Analista de rotas e meios de transporte e Analista de processos logísticos.