INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Os programas de fomento decorrem de incentivos de estudos (bolsas) para projetos de autoria dos alunos mediante a orientação de professor da FUNCESI, bem como incentivos para projetos propostos por professores, com apoio de alunos da graduação em cada proposta.
As bolsas destinadas aos alunos decorrem de programas executados pela FUNCESI com uso de recursos internos e recursos advindos de instituições de fomento. 

 

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIIC) 

 

O PIIC é um programa de fomento à pesquisa mantido pela Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira, cujo objetivo é estimular pesquisadores produtivos a envolverem estudantes de graduação nas atividades científica, tecnológica, profissional e artístico-cultural. 

Os projetos de pesquisa poderão abranger as diversas áreas do conhecimento científico dos cursos de graduação oferecidos pela instituição; bem como abranger projetos de pesquisa que contemplem algum tipo de desenvolvimento tecnológico e inovação. Os projetos de pesquisa do PIIC poderão abordar temas de livre escolha do autor da proposta, integrante da carreira docente da Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira, com a titulação mínima de mestre, dentro das áreas dos cursos existentes na instituição. 

A concessão de bolsa ao aluno do PIIC não é obrigatória e ficará subordinada a existência de disponibilidade orçamentária da FUNCESI, mediante prévia comunicação da Direção Acadêmica. 

Atualmente, encontram-se registrados no Programa Institucional de Iniciação Científica os seguintes projetos: 

 

ESTUDO COMPARATIVO DE DESCARTE E PROCESSAMENTO DE EQUIPAMENTOS ELETROELETRÔNICOS DA LINHA MARROM AS OUTRAS LINHAS


Os resíduos eletroeletrônico tem sido objeto de preocupação e de estudos devido ao crescente volume descartado e por contem em sua composição metais e componentes químicos, tornando-o mais poluente que o lixo comum, o que aumenta os danos ao ser humano ou ao meio ambiente. Os REE também possuem em sua composição metais ou liga de metais nobres e a recuperação desses metais podem reduzir a necessidade de exploração destes recursos na natureza e tem despertado interesse comercial, pois geram uma cadeia produtiva de reciclagem e recuperação. Este trabalho tem por objetivo realizar um estudo diagnóstico de uma parte da cadeia de processamento de resíduos de eletroeletrônicos no entorno de Itabira-MG. Para atender os objetivos serão aplicados referenciais quantitativos e qualitativos. Será utilizada uma pesquisa de campo. Será aplicado uma entrevista semiestruturada direcionado às empresas selecionadas. Os dados coletados serão tabulados e analisados em seus contextos qualitativos (análise de conteúdo) e quantitativos. Para análise dos dados quantitativo serão utilizados os softwares Excel® versão 2010, e o softwares SPSS versão 23®.

Professor responsável: Profª. Mª. Maria Auxiliadora Lage
Alunos envolvidos: Amanda Lara Amaral Santana, Fabiane Assis Lana, Felipe Henrique de Souza, Gustavo Augusto Duarte Gomes, Keidson Araújo Lisboa, Stefany Malta Silva, Weslley Carvalho Valadares.



ANÁLISE DISCURSIVA DA APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM CIENTÍFICA PELOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO

O objetivo da nossa pesquisa é compreender como que os alunos ingressantes e formandos, do ensino superior, se apropriam da linguagem científica acadêmica e se desenvolvem enquanto sujeitos-agentes no processo discursivo e, se as práticas docentes refletem e contribuem para este desenvolvimento. Acredita-se que o saber e o saber-fazer acadêmico estão intrinsicamente ligados ao movimento grafocêntrinco, o que é um ERRO, pois no decorrer de sua formação acadêmica os discentes perpassam e trabalham com habilidades que vão muito além da escrita. Neste interim, com objetivo de compreender como se dá o desenvolvimento crítico-autoral dos acadêmicos e como eles se apropriam da linguagem científica, que desenvolveremos esta pesquisa. Utilizaremos a revisão bibliográfica e a pesquisa de campo para coleta de dados. A nossa análise será descritiva com caráter qualitativo, pois visamos analisar como é o processo de desenvolvimento dos acadêmicos nos primeiros e últimos períodos e, se os formandos, de fato, se apropriaram da linguagem científica e estão prontos, por exemplo, para uma prova de concurso, ENADE e, até mesmo para o exercício de sua profissão.

Professor responsável: Profª. Mª. Shirlei Luana Chaves e Sousa Pereira
Alunos envolvidos: Jhennyfer Juliana Hozana Dias Pereira, Thalis Fernandes das Mercês Batista, Daniel Amorim Silva.

UM ESTUDO DOS CENTROS DE DISTRIBUIÇÕES DE CROSSDOCKING

A pesquisa cientifica irá se desenvolver a respeito de um assunto extremamente prático e atual, os centros de distribuição de crossdocking (CCD). Diante do ambiente competitivo do mercado global tem aumentado a pressão sobre os fabricantes e distribuidores, a fim de, fornecer rapidamente produtos para os clientes. 

Dessa maneira, uma rede de distribuição bem definida é de extrema importância. Crossdocking é uma abordagem que elimina ou reduz significativamente duas funções dispendiosas dos centros tradicionais de distribuição que são a estocagem e coleta dos produtos. Diante da importância, utilidade e expansão dos centros de crossdocking tem-se por objetivos analisar as vantagens e desvantagens, bem como, identificar empresas que estão utilizando os centros de crossdocking.

Professor responsável: Profª. Mª. Priscila Mara Cota
Alunos envolvidos:

Ana Flávia Domingos Aleixo, Denizar de Souza Martins, Jamile Souza Santos, William Almeida Araujo

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