Programa Maré Verde
De caráter extensivo, o Programa Maré Verde desenvolve atividades por meio de práticas acadêmicas que interligam a Universidade e as comunidades envolvidas, visando atender demandas sociais e proporcionar uma formação mais cidadã aos envolvidos nos trabalhos.
As atividades oferecidas caracterizam-se por ações de caráter teórico ou prático, planejadas e organizadas de forma sistemática após estudos das regiões a serem abrangidas e definidas por uma carga horária mínima a ser aplicada.
Este Programa tem por missão formar uma rede colaborativa e integrada a fim de beneficiar de forma permanente as comunidades participantes.
Busca-se, também, o envolvimento de toda a comunidade universitária e local como: alunos, professores, servidores técnico-administrativos, governo municipal e demais entidades interessadas.
● Professores Coordenadores
Bianca Cabral Caldeira
Diogo Luna Moureira
Márcio Tsuyoshi Yasuda
- Promover a sustentabilidade e o bem-estar social para desenvolver comunidades carentes de Itabira de forma permanente.
- Tornar-se um facilitador para a criação de novas equipes e bancos de atividades para elaboração de propostas e submissão aos editais do Ministério da Defesa (Projeto Rondon).
- Criar uma rede de colaboradores capazes de fomentar o desenvolvimento de atividades que causem um impacto benéfico e permanente para a sociedade.
Conheça um pouco da nossa história
Após as participações da Unifei (Campus Itabira) no Projeto Rondon, alunos e professores desejavam trazer ações deste projeto para o contexto de Itabira e região, porém este desejo ficou estagnado por algum tempo. O Maré Verde (Antigo Rondon Itabira) foi criado há algum tempo após a participação das equipes no Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, em setembro de 2016, e nasceu da vontade de acadêmicos em criar um projeto social de impacto permanente à sociedade no contexto regional. Assim, os alunos procuraram o apoio dos professores na estruturação dos princípios básicos do Projeto Rondon: Objetivos, Missão, Visão e Valores.
E, depois, foi realizado o primeiro processo seletivo em outubro de 2016 que, além de selecionar voluntários para o projeto, ajudou na estruturação da equipe. Hoje, este Programa é composto por estudantes de diversas Engenharias da Universidade Federal de Itajubá (Campus Itabira) e dos cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia de Produção e de Direito da Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (FUNCESI).
São participantes do Maré Verde:
- Comunidade Quilombola de Capoeirão
- Fazenda da Bethânia
- Ipoema
- Senhora do Carmo
Notícias
Documentos
Em breve, documentos.