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EDUCAÇÃO E ENSINO

Ênfase em Educação Inclusiva
É fato para todos que a Educação edifica e muda o ser humano e o seu comportamento. Não se pensa em Educação como mera prática escolar, mas como um meio de integração e socialização por meio do qual os indivíduos tornam-se capazes de se desenvolver e crescer frente à sociedade, sem preconceito, discriminação ou indiferença.
 
É com o olhar de humanidade que se pensa em Educação, pois, no contexto escolar, ela não se restringe ao ensino básico, mas, também, refere-se a todos os níveis de ensino, onde têm-se alunos com necessidades especiais, o que exige profissionais preparados e capazes de orientá-los. Nesta perspectiva que se pensa em Educação Inclusiva, uma educação que atenda a todos, pois educação inclusiva implica educar e ensinar a todos em um mesmo contexto de ensino-aprendizagem.
 
É neste aspecto que se acredita que Educação e Ensino de qualidade não é uma Utopia, mas uma necessidade que pode se tornar realidade por meio de profissionais bem preparados e capacitados. Com vistas em uma Educação eficiente e humanitária que a Pós-Graduação em Educação e Ensino está sendo ofertada, pois Educar e Ensinar nada mais é do que o exercício e o ensino da cidadania.
 
Todos os envolvidos na pós-graduação em Educação e Ensino com ênfase em Educação Inclusiva adquirem um olhar mais humano e especialista sobre a educação em todos os seus aspectos, pois de acordo com Carvalho (2005), “o refletir sobre a abrangência do sentido e do significado do processo de Educação inclusiva, estamos considerando a diversidade de aprendizes e seu direito à equidade. Trata-se de equiparar oportunidades, garantindo-se a todos - inclusive às pessoas em situação de deficiência e aos de altas habilidades/superdotados, o direito de aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a ser e aprender a conviver”.
 
OBJETIVO
Contribuir, de forma cidadã e humanitária, com o desenvolvimento de habilidades e competências de profissionais que trabalham ou queiram trabalhar na área de Educação com foco em Educação Inclusiva aplicada à Educação.
 
A QUEM SE DESTINA
O curso de Pós-Graduação em Educação e Ensino com ênfase em Educação Inclusiva é destinado a licenciados e graduados de qualquer área que trabalhem na área de Educação ou queiram trabalhar.
 
CONTEÚDO DO CURSO
  • História da Educação no Brasil: fundamentos para a Educação
  • Psicologia Aplicada à Educação
  • Metodologias Ativas e Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas ao Ensino
  • Didática e Metodologia de Ensino
  • Práticas de Letramento e Ensino: uma proposta sociointeracionista
  • Educação e Diversidade: Direitos Humanos e Cidadania
  • Metodologia Científica
  • Fundamentos e História da Educação Inclusiva
  • Bioética e educação inclusiva
  • Educação e Tecnologia Assistiva: acessibilidade educacional
  • Transtornos de Comportamento/desenvolvimento e deficiência intelectual
  • Deficiência Auditiva/surdez e o Ensino de LIBRAS
  • Deficiência Visual
  • Deficiência Física
 
CORPO DOCENTE
  • Gilberto Braga Pereira - Doutor em Psicologia (UFMG)
  • Priscila S. V. Penna - Doutora em Psicologia (IP/USP)
  • Diogo Luna Moureira - Doutor e mestre em Direito (PUC Minas)
  • Ricardo Shitsuka - Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática (Universidade Cruzeiro do Sul, UNICSUL)
  • Shirlei Luana Chaves e Sousa Pereira - Mestre e doutoranda em Linguística (PUC Minas)
  • Leonardo Rodrigues de Oliveira - Mestre em Educação (UFV)
  • Patrícia Carla de Brito Neves - Mestre em Modelagem Matemática e Computacional (CEFET)
  • Sven Schafers Delgado - Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos
  • Ana Elisa Araújo Maia Campos - Mestre em Educação (UFV)
  • Simone de Oliveira e Silva - Especialista em Educação Especial (Dom Bosco)
 
ATENÇÃO!
A FUNCESI reserva-se o direito de alterar o corpo docente previamente programado no projeto de pós, em razão de circunstâncias imprevisíveis. Caso haja alguma alteração no corpo docente, a modificação será devidamente informada aos alunos.
 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Além da aprovação nas disciplinas, o aluno deverá obter, no mínimo, 70 de um total de 100 pontos, em um Trabalho de Conclusão de Curso. O aluno deverá desenvolver um trabalho interdisciplinar que atenda aos requisitos especificados pela coordenação.
 
COORDENAÇÃO ACADÊMICA
Profa. Shirlei Luana Chaves e Sousa Pereira
Mestre e doutoranda em Linguística (PUC Minas)


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