Educação e Ensino com ênfase em Psicopedagogia

É fato para todos que a Educação edifica e muda o ser humano e o seu comportamento. Não se pensa em Educação como mera prática escolar, mas como um meio de integração e socialização por meio do qual os indivíduos tornam-se capazes de se desenvolver e crescer frente à sociedade, sem preconceito, discriminação ou indiferença.
É com o olhar de humanidade que se pensa em Educação, pois, no contexto escolar, ela não se restringe ao ensino básico, mas, também, refere-se a todos os níveis de ensino, têm-se alunos com necessidades especiais o que exige profissionais preparados e capazes de orientá-los. Nesta perspectiva que se pensa em Psicopedagogia, pois unindo técnicas da Psicologia e Pedagogia, além de outras áreas como a Linguística, é possível trabalhar o processo de dificuldade de aprendizagem de alunos, sejam eles crianças, jovens ou adultos.
A presença de um psicopedagogo(a) é de extrema importância, pois junto à comunidade escolar ele é capaz de identificar os obstáculos que os alunos enfrentam ajudando-os a conhecer suas próprias deficiências e auxiliando-os no processo de desenvolvimento de suas habilidades e competências, necessárias no âmbito escolar/acadêmico.
De acordo com o  Código de Ética da Psicopedagogia, no Capítulo I, Artigo 1 º,  "A Psicopedagogia é um campo de atuação em Educação e Saúde que se ocupa do processo de aprendizagem considerando o sujeito, a família, a escola, a sociedade e o contexto sócio-histórico, utilizando procedimentos próprios, fundamentados em diferentes referenciais teóricos" .
Os envolvidos na pós-graduação em Educação e Ensino com ênfase em Psicopedagogia se interagem para a construção de uma Educação que compreenda os seus alunos a partir do contexto de suas vivências e experiências, não limitando o ensino aos muros das escolas.
 
OBJETIVO
Contribuir, de forma cidadã e humanitária, com o desenvolvimento de habilidades e competências de profissionais que trabalham ou queiram trabalhar na área de Educação com foco em Psicopedagogia aplicada à Educação.
 
A QUEM SE DESTINA
O curso de Pós-Graduação em Educação e Ensino com ênfase em Psicopedagogia será destinado a licenciados e graduados de qualquer área que trabalham na área de educação ou queiram trabalhar.
 
CONTEÚDO DO CURSO
  • História da Educação no Brasil: fundamentos para a Educação
  • Psicologia aplicada à educação
  • Metodologias ativas e tecnologias da informação e comunicação aplicadas ao ensino
  • Didática e metodologia de ensino
  • Práticas de Letramento e ensino: uma proposta sociointeracionista
  • Educação e diversidade: Direitos humanos e Cidadania
  • Metodologia científica
  • Fundamentos Teóricos da psicopedagogia aplicados à educação
  • Psicanálise e o desenvolvimento linguístico
  • Dificuldades de aprendizagem: aspectos sociais e emocionais
  • Intervenção psicopedagógica no processo de ensino-aprendizagem
  • Aplicabilidade e desenvolvimento do raciocínio lógico
  • Aspectos cognitivos e sociopsicolinguísticos da leitura e escrita
 
CORPO DOCENTE
  • Gilberto Braga Pereira - Doutor em Psicologia (UFMG)
  • Priscila S. V. Penna - Doutora em Psicologia (IP/USP)
  • Diogo Luna Moureira - Doutor e mestre em Direito (PUC Minas)
  • Ricardo Shitsuka - Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática (Universidade Cruzeiro do Sul, UNICSUL)
  • Shirlei Luana Chaves e Sousa Pereira - Mestre e doutoranda em Linguística (PUC Minas)
  • Leonardo Rodrigues de Oliveira - Mestre em Educação (UFV)
  • Patrícia Carla de Brito Neves - Mestre em Modelagem Matemática e Computacional (CEFET)
  • Sven Schafers Delgado - Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos
  • Ana Elisa Araújo Maia Campos - Mestre em Educação (UFV)
 
ATENÇÃO!
A FUNCESI reserva-se o direito de alterar o corpo docente previamente programado no projeto de pós, em razão de circunstâncias imprevisíveis. Caso haja alguma alteração no corpo docente, a modificação será devidamente informada aos alunos.
 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Além da aprovação nas disciplinas, o aluno deverá obter, no mínimo, 70 de um total de 100 pontos, em um Trabalho de Conclusão de Curso. O aluno deverá desenvolver um trabalho interdisciplinar que atenda aos requisitos especificados pela coordenação.
 
COORDENAÇÃO ACADÊMICA
Profa. Shirlei Luana Chaves e Sousa Pereira
Mestre e doutoranda em Linguística (PUC Minas)

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